top of page
POSTS RECENTES:

Engenharia (FTTH)- Explicação básica de Fibra Óptica dentro da nossa casa

Não só por fazer parte da minha vida profissional e académica, começo por referir neste post alusivo à engenharia, a escassez de informação e/ou artigos de Engenharia em Portugal. Penso que há pouca e vaga informação sobre engenharia em Portugal. Quando há informação, ela é óptima para quem está dentro da área, mas seria mais benéfico torná-la mais atrativa para todos. É importante para todos, estarem "por dentro" dos conceitos e engenharia de forma mais simples. Vou tentar fazê-lo.

Faço referência neste post, não a todo o trajecto que existe num cabo de fibra óptica fora da nossa casa (Este é mais especifico e terei todo o gosto em abordá-lo generalizadamente mais tarde), mas apenas do que é a fibra óptica e como se processa, dentro da nossa casa.


O cabo de fibra óptica exterior é o responsável pelo transporte dos pacotes de (TV/Net/Voz) através de impulsos ópticos até nossa casa, em que existe alguma variedade/oferta por parte de operadoras como Vodafone, Meo e NOS. O cabo tem a sua parte terminal numa tomada óptica (normalmente com dimensão quadrada de 10x10cm), aí dentro dessa tomada o cabo é fusionado com outro cabo (Patchcord) capaz de interligar a fibra óptica entre a tomada e o ONT presente na nossa casa. O fusionar significa uma união de dois cabos, realizada através de uma máquina especifica para o caso, a máquina de fusão.


A ONT (Optical Network Terminal) é o primeiro equipamento fulcral, pois como Rede terminal óptica, é lá que estão concentrados os pacotes de dados e onde é capaz de fazer as divisões/derivações para a Internet, para a Voz e para a TV.

Da ONT temos normalmente 2 saídas e 2 entradas para:

- Entrada de energia da ONT;

- Entrada do patchcord de fibra óptica vindo da tomada óptica;

- Saída do cabo Ethernet(Cabo de rede/Cabo UTP) para Router - IPTV;

- Saída do cabo de TV analógica (Sem box): Saída responsável por injectar sinal na rede RF (Rede coaxial da casa já previamente instalada, capaz de levar o sinal de TV até às outras TV's sem box).

Do Router temos as seguintes possiveis entradas/saídas:

- Alimentação de energia do router;

- Entrada do cabo ethernet vindo do ONT;

- Saída por cabo ethernet para ligar à box da TV;

- Saída por cabo ethernet para levar pontos de rede de acesso para ligar outros possiveis routers na habitação;

- Saída para ligação do cabo de telefone;


Desta forma, fica resumido sucintamente o processo do que é a fibra óptica dentro da nossa casa e as derivações que existem para podermos falar ao telefone, navegar na Internet e ver televisão.


Todo este trabalho é realizado por técnicos de telecomunicações munidos por algumas ferramentas importantissimas, capazes de efetuar testes na rede/medições de sinal, assim como medidores ópticos (Capazes de medir o sinal óptica e as perdas existentes), medidor de RF (Capaz de ver se os parâmetros da rede coaxial das TV's estão dentro dos parâmetros aceitáveis. Usam também as máquinas de fusões e de cortes, imprescindiveis para manejar este tipo de cabos.


© 2015 Rogério Alves - Identidade

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page