top of page
POSTS RECENTES:

Mundo - Viagem até Cuba

Era dia 20 de Setembro de 2014 quando aterrava em terra cubanas com o sentimento de extrema curiosidade por perceber onde efetivamente tinha aterrado e se o que ía lá fazer correspondia às expectativas criadas. Passo para o final e digo que no cômputo geral foi dos destinos que mais adorei? Certo, agora vamos perceber porquê.






Antes de mais, para quem pensa visitar Cuba aconselho-o a fazê-lo rapidamente por dois motivos. O primeiro porque é um país incrivel e o segundo porque grande parte da beleza do país não está só na arquitectura, nem nas praias mas sim, nos carros antigos americanos que estão em "vias de extinção".


Parti com muita curiosidade da praia, tinha lido que era um pouco diferente da Républica dominicana, para mim era Caraibas na mesma não haveria muita diferença. A realidade é que encotnrei das praias mais bonitas onde já estive, a praia do hotel era qualquer coisa de "abusadamente encantadora"! A cor do mar, a rocha gigante pertencente ao hotel, a cor da areia e a zona mais selvagem onde estava inserida dava um toque fantástico. O Hotel que fiquei em Varadero foi o Meliã, onde a comida era boa mas não era perfeita, sou bastante esquisito apesar de estar num regime de Tudo incluido, primo por muita qualidade e encontrei mais na Républica Dominicana. No entanto a animação do hotel era muito boa mas o que mais me impressionava era o porco no espeto que todas as manhãs via a caminho da praia, costuma dizer-se que as coisas simples têm muito significado, podem ter a certeza que depois de um bom pequeno almoço e ja a caminho da praia ainda comia uma mini sandes de porco no espeto com a carne devidamente triturada e com um gostinho a limão maravilhoso. Claro que o acompanhamento era sempre um sumo natural, da fruta que me apetecesse!







Apanhamos uma noite de tempestade, lembro-me de ouvir um trovão tão grande que o impacto deve ter feito fricção na porta do quarto, que acabou por a abrir na totalidade. Ok que as fechaduras já tinham uma certa folga, mas o barulho e o impatco foram imperiais. A vantagem é que no dia seguinte já estams um sol magnifico e era altura de visitar Havana, a magnifica cidade de Havana!


Fomos ver a produção de rum, fomos conhecer e adquirir alguns dos famosos charutos cubanos e fomos vaguear pelas ruas da cidade e pelos carros magnificos. Ora tivemos nos famosos bares que Ernest Hemingway frequentava (Floridita e La Bodeguita por ex.). Visitamos a praça das armas e a praça da catedral, tudo nos remontava para a imagem de Fidel e de Che Guevara. Em Malecón revivemos épocas passadas e não podiamos deixar de visitar, assim como contemplar a cidade através da Fortaleza del Morro e visitar a praça da revolução. O que me impressionava eram as crianças tão educadas e tão bem vestidas, rodeadas de uma pobreza profunda mas de uma felicidade total.







Regressamos a Varadero mais 2 dias para descansar e a viagem empolgante terminou! Aconselho seriamente a irem lá, deveria ser obrigatório, eu e a Diana temos opiniões convergentes, beleza autêntica em Cuba!


© 2015 Rogério Alves - Identidade

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page